Sobre
Unindo marketig e tecnologia, a plataforma incentiva o empoderamento feminino, sendo um canal para mulheres comprarem bebidas de outras mulheres, com avaliações de especialistas e da comunidade sobre os produtos.
Projeto
Este projeto premiado foi desenvolvido no evento Hack Grrrl em parceria com a designer Fernanda Nogueira e com as devs Michelle Brito, Cândida Rosa e Virna Oliveira.
Métodos e técnicas
Pesquisa desk, pesquisa quantitativa, persona, crazy eights, wireframe e protótipo de alta fidelidade.
Ferramentas
Figma, Miro, papel e caneta.
Descoberta
Dentro da nossa pesquisa exploratória notamos que ainda há um tabu para mulheres que gostam de bebidas alcoólicas, e isso piora quando elas saem sozinhas para beber. Destaco o profundo sentimento de culpa que surge diante à cobrança de papéis impostos às mulheres, ou posturas não consideradas femininas, aliados à repressão ao consumo de álcool.

LEI SECA - Americanas contra a proibição em 1932: direito cerceado – AP/Imageplus/.
“A sociedade foi doutrinada a ver homens de copo na mão enquanto as mulheres ficavam na retaguarda, consumindo menos e em menor grau”
Entendimento
Coletamos dados do site do IBGE sobre o tema e resumimos nossas dúvidas em um questionário online (no qual tive muito cuidado construindo as perguntas) para entender a relação do público feminino com o marketing de bebidas alcoólicas. Obtivemos alguns dados:
- 17% das mulheres pesquisadas consomem bebidas alcóolicas uma vez ou mais por semana
- 61% se sentem incomodadas ao ver campanhas publicitárias de bebidas alcoólicas que envolvem mulheres
- 86,2% delas considera importante a representatividade na compra de um produto
Os resultados reafirmaram a necessidade de mudança no jeito como ocorre a publicidade de bebidas alcoólicas para o público feminino, pois as mulheres não só gostam de beber como também entendem e produzem. Isso levanta mais uma questão:
Por que não há visibilidade para as mulheres produtoras de bebidas alcoólicas?

Na prática, pesquisar por cervejeira não exibe o mesmo resultado quando pesquisar por cervejeiro. Estranho, não é?
Definição
Realizamos um benchmarking no setor de tecnologia para analisar soluções dentro do tema, com base em critérios que consideramos essenciais. Devido ao tempo limitado do projeto, decidimos analisar somente dois produtos relevantes: Zé Delivery e Maria Bonita Beer. Rapidamente identificamos uma oportunidade de inovação.

Persona
Através da filtragem das pesquisas identificamos a persona do projeto: Lana Brito, formada em marketing e apreciadora de cervejas artesanais.
Lana é autodidata e sempre quis tornar seu hobby de produzir cervejas em algo mais profissional. Ela consegue vender seu produto anunciando em suas redes sociais, mas não é o bastante. Também não obtém sucesso em fechar parcerias, pois se sente discriminada pelo seu gênero e acredita que não é levada a sério no ramo.
Agora Lana deseja que seu produto chegue em mais pessoas tendo o apoio necessário para sua carreira como produtora independente de cervejas artesanais.

Perfil fictício criado para a persona
Ideação
Para que todas as ideias do grupo fossem ouvidas, sugeri aplicar a técnica de ideação do Crazy Eights, na qual afunilou a visão do produto final e ainda por cima foi um momento de descontração e entrosamento da equipe (infelizmente não registrei os desenhos gerados). Assim a ideia da plataforma web surgiu, com o intuito de ser acessada tanto no computador quanto no celular.
Design
Realizando pair design, decidimos começar a criar o layout na orientação desktop para poder trabalhar o marketing na landing page. Planejamos a arquitetura da informação da plataforma junto com as desenvolvedoras, assim como o fluxo feliz do usuário, ou melhor, da usuária.
Um ponto essencial para o projeto foi a atenção ao tom de voz da plataforma toda, onde palavras como “afeto” e “acolhimento” foram escolhidas para trazer confiança e segurança ao público.
Pensando nisso, buscamos oferecer um canal de troca de informações através de um chatbot, onde criamos o fluxo de diálogos possíveis.

Início da conversa com o chatbot
Nesta etapa de criação dos wireframes prestei mais atenção na parte do pagamento, por tratar dados sensíveis e ser um processo que geralmente causa atrito com o usuário. Assim, busquei simplificar o pagamento para que pudesse ser feito com 1 ou 2 cliques sem perder a visão completa do que se está comprando.

Visão geral da plataforma
Layout
Criamos a guia de estilo da plataforma com foco em trasmitir confiança e energia. Definimos as cores, tipografia, tamanhos e estilos de botões, além das interações. Então partimos para o protótipo de alta fidelidade.

Guia de Estilo da plataforma

Protótipo da plataforma
Em paralelo à produção do protótipo pude criar a logo da plataforma, com foco em ser dinâmica, festiva e feminina.

Logo Brinde com Elas
Protótipo
Estou disponibilizando o link para acessar o protótipo navegável e qualquer feedback é bem vindo!
Ah! Também deixo disponível o link para a plataforma desenvolvida.
Aprendizados
Projetar soluções em eventos como Hackathons, dentro de um tempo limitado, me fez passar por um rápido amadurecimento profissional, pois lidei com um time multidisciplinar e uma problemática real. Pude até trabalhar com chatbot, tecnologia que não estava acostumada mas abriu muitas possibilidades para implementação em diferentes projetos.
Todo esforço dessa equipe de mulheres fortes e competentes se mostrou, porque:
O projeto ganhou o prêmio de 2º lugar!
Agradeço por cada momento de troca e acolhimento. Vejo vocês em breve!

Equipe Brinde com Elas e mentoras: Virna Oliveira, Cândida Rosa, Rebecca (mentora), Fernanda Nogueira, eu, Lorena Locks (mentora), Michelle Brito e Thayana Mamoré (mentora).
