VIIVA Coliving

Uma experiência simples e rápida na reserva de espaços coliving

UX designUI DesignSeleção de vaga

Sobre

A plataforma web é voltada para viajantes, nômades, estudantes, pessoas que desejam conhecer outras pessoas e outros lugares, socializar e viver em comunidade. Inclui propriedades no estilo coliving, além de oferecer aluguel no espaço coliving da própria plataforma.

Projeto

Este projeto foi desenvolvido para seleção de uma vaga de emprego.

Métodos e técnicas

Pesquisa desk, análise de mercado, crazy eights, wireframe e protótipo de alta fidelidade.

Ferramentas

Figma, Illustrator, papel e caneta.

Descoberta

A ideia do coliving é que as pessoas possam ajudar-se em questões do dia a dia, desde no preparo do café da manhã até no compartilhamento de roupas e objetos. Para que uma pessoa faça parte de um coliving, ela deve identificar previamente assuntos e objetivos que a conecte com outros moradores.

Foto de uma sala pequena com um armário, mesa, cadeira e sofá.

Foto por The Collective

“O ser humano, instintivamente, é social, grupos são formados para partilharem alimentos, trabalho, moradia e proteção” - Elisa Nicoletti

Entendimento

Realizei uma profunda pesquisa para entender melhor o tema e o público. Percebi que existem vários modelos de moradias coliving para atender diferentes públicos, porém com um objetivo em comum: economizar recursos e oferecer um estilo de vida flexível.

Em seguida pesquisei pelas melhores práticas em hierarquia, acessibilidade e atalhos para plataformas web. Assim, apliquei uma análise de mercado onde comparei plataformas de coliv com base em algumas diretrizes.

tabela comparando características entre plataformas de coliving

Análise de concorrentes

Definição

Nesta fase, determinei as características essenciais para a plataforma com o objetivo de uma experiência simples e rápida:

  • Filtros por objetivo do usuário
  • Fácil acesso à informações relevantes
  • Presença de atalhos
  • Texto enxuto

Com base nas heurísticas de Nielsen, planejei as seções da plataforma em um mapa de navegação, onde compilei áreas e itens para enxugar informações.

Imagem de um fluxograma com a estrutura da plataforma web

Mapa de navegação da plataforma

Ideação

Já sabendo que a solução deveria ser uma plataforma, apliquei a técnica de ideação que considero gerar mais ideias em um curto espaço de tempo: o Crazy Eights. Nesta fase busquei gerar uma Home Page bem estruturada, com destaque aos filtros e aos espaços coliving ofertados.

Design

Escolhi desenvolver o layout pela orientação desktop para visualizar a solução em uma escala maior. Tentei incluir as informações mais importantes sem ocupar muito espaço na tela.

Decidi que a plataforma deveria ser a mais simples e clara possível. Testei diferentes opções de diagramação da Home para atingir o objetivo.

imagem com exemplos de telas do site da solução

Wireframes da solução

Layout

Para tangibilizar a solução, criei uma Logo que chamei de Viiva Coliving. A ideia é baseada em compartilhamento e conexões. Construí a Guia de estilo com cores vibrantes e formas suaves para fazer uma comunicação direta com o público da plataforma.

imagem com a marca da solução

Logo da plataforma

Imagem com botões usados na plataforma

Guia de estilo da plataforma

A plataforma atende às necessidades dos usuários oferecendo uma forma mais simples de pesquisar por objetivos pré-definidos que são baseados nos dados das pesquisas.

Protótipo

Estou disponibilizando o link para acessar o protótipo navegável e qualquer feedback é bem vindo!

Protótipo Viiva Coliving

Considerações

Para implementações futuras gostaria de trabalhar em algumas melhorias, como:

  • Substituir a área do banner para dar foco ao filtro de buscas, por ser uma das principais formas de navegar na plataforma
  • Alterar o layout da página de Comunidade para destacar os benefícios dessa opção
  • Modificar a estrutura dos cards da página inicial para que destaque as moradias da própria plataforma
  • Trabalhar a estrutura de conteúdo da modal de reserva na página da moradia para ser possível selecionar mais de um quarto
  • Desenvolver a parte de pagamentos pensando em ser um processo rápido e descomplicado, já que é uma etapa que comumente frusta os usuários

Aprendizados

Apesar de nunca ter me envolvido com o tema, gostei do desafio pois me permitiu dar um passo a mais no quesito de prototipação, onde explorei diversos tipos de interação e animação dentro do contexto do projeto. Agora o objetivo é aprender mais sobre motion design porque além de ser uma área que tenho interesse, posso projetar as respostas visuais das soluções que eu trabalhar.